Polpetone de abóbora japonesa (cabotiá)

Quem aí gosta de polpetone? E de abóbora japonesa? Posso ouvir os “eeeeeeuuuu!” – Hahaha, a loka! Então, vamos juntar essas belezinhas e fazer logo um belo polpetone de abóbora japonesa (cabotiá)?!

receita-fit-delas-pra-elas-abóbora-japonesa-cabotiã (4)

É mais uma daquelas receitas super práticas e saudáveis! A abóbora cabotiá é conhecida como a queridinha dos nutricionistas e,  dizem boatos, que isso acontece por ela ter baixas calorias (em média 48 em 100g) e rica em vitamina A. Sem contar que é uma delícia!

Você mal vai acreditar quando ver como é simples de fazer esse polpetone. Vamos lá!

Ingredientes 

Massa: 500 gramas e abóbora e só!

– dica: compro já descascada e cortada em cubinhos, é muito mais prático e o valor costuma compensar pela praticidade! 

Receio: dá super certo com carne moída, frango e ricota temperada

– sobre as quantidades, confesso que todas as vezes que fiz foi meio a olho. Costumo comprar carne moída, temperar e congelar, então sempre tenho um pouco em casa para fazer. Para o frango, uso peito de frango desfiado temperado. Para o preparo, opte pelo tempero que mais te agrada, eu uso muito: sal do himalaia, cebola, pimenta do reino e cebolinha.

No caso da ricota, você “amassa” para desfazer o pedaço e tempera de modo a prepara um creme (tempero a gosto + 1 colher de sopa de requeijão ou creme de ricota + um fio de azeite).

Modo de preparo

1. Coloque a abóbora fatiada em cubos em um recipiente de vidro e leve ao microondas coberto com plástico filme por 5 minutos. Como as potências variam, vá abrindo de vez em quando e verifique a textura da abóbora com um garfo.

receita-light-abóbora-polpetone-bolinho-fácil-delaspraelas (3)

2. Quando estiver bem molinha – ponto que você usaria para um purê – amasse:receita-light-abóbora-polpetone-bolinho-fácil-delaspraelas (4)

3. Deixe esfriar e coloque a mão na massa: pegue uma porção e abra para colocar o recheio – como se fosse fazer um brigadeiro recheado, sabe?.
4. Coloque o recheio – normalmente uma colher de sopa, dependendo do tamanho que desejar – e feche. Essa parte pode fazer uma baguncinha dependendo da textura da abóbora, mas vai dar certo, rs! A quantidade que citei rende 4 polpetones com um tamanho bom, como os das fotos que estão aqui no post.

5. Com o seu polpetone montado, leve-o a uma frigideira com um pouquinho de manteiga. A ideia é dourar e “selar”, por isso, uma colherzinha de café de manteiga é super suficiente para dois. Deixe um tempinho de cada lado.

receita-fit-delas-pra-elas-abóbora-japonesa-cabotiã (2)
É isso! Sirva com uma saladinha e bom apetite!
receita-fit-delas-pra-elas-abóbora-japonesa-cabotiã (1)

Recheio de carne

 Fica um chame e super apetitoso, não?
receita-light-abóbora-polpetone-bolinho-fácil-delaspraelas (1)

Recheio de frango

Gostou?
Se fizer conta como ficou, hein!
Ah, quer mais uma dica de cozinha prática? Dá uma olhada nesses aperitivos aqui.
Beijinhos

Deixe uma resposta

Or

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *